Associação do Culto Afro-Itabunense “ACAI”

ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO-ITABUNENSE "ACAI"

Podcasts

P O N T O  D E
C U L T U R A

Desdêmona Ferreira Dantas, conhecida por Mãe Vanda fundou e assumiu a liderança do Terreiro Ilè Axé Oyá Funké em 22 de fevereiro de 1981, desde então iniciou mais de uma centena de iawòs, ekedes, ogãns, muitos dos quais concluíram suas obrigações e aprendizado. Esses sacerdotes e sacerdotisas com Terreiro em funcionamento na cidade de Itabuna, também em Itapé, Itajuípe, Ilhéus, Eunápolis, Pau Brasil e Brasília, dão continuidade ao processo de formação de novos sacerdotes (tisas), garantindo a manutenção e a continuidade da tradição ancestral oral da Nação de Ketu, aprendida com Mãe Vanda.

Defesa jurídica contra intolerância religiosa Mãe Vanda, advogou gratuitamente em casos de defesa de direitos e de intolerância religiosa na cidade de Itabuna e região, por mais de 30 anos, até sua aposentadoria.

Sócia fundadora e atual Presidente da Associação do Culto Afro Itabunense – ACAI Em 06 de abril de 1987, Mãe Vanda junto com baianas de acarajé e outras lideranças religiosas e culturais fundaram a ACAI, com o objetivo de dar institucionalidade ao trabalho de registro, valorização e divulgação da presença das Comunidades tradicionais de Matriz africana (Terreiros). Por mais de 03 décadas executou e prestou contas de projetos e ações de garantia de direitos e de promoção da cultura e arte negra no município de Itabuna, tendo como principais projetos:

Projeto Cultura em ação (2008)
Sobre a Presidência de Mãe Vanda, o projeto alçou a ACAI enquanto Ponto de Cultura, convênio com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o Projeto realizou o mapeamento dos Terreiros da Cidade de Itabuna (2010) e ofereceu exibições de Cineclube no Terreiro e em praça pública oficinas gratuitas de artesanato, teatro, dança e percussão afro, informática, cultura digital, capoeira, mostras de arte negra, exposições, palestras, rodas de conversa, sempre com a temática dos direitos humanos e da tradição oral Yorubá (Ketu).

Projeto Terreirada (2010)
A ACAI, sobre a presidência de Mãe Vanda realizou o Projeto Terreirada 2010, convênio com a SEPROMI-BA, marcou o centenário de fundação do município baiano. Durante o evento, aconteceu o seminário de Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira da Região Grapiuna, cuja proposta foi promover um diálogo aberto sobre questões relevantes aos coletivos, entre 44 Comunidades Tradicionais, identificadas em Itabuna, a partir de mapeamento promovido pela Associação em 2009/2010.

Participação e Controle Social
Fundadora e mantenedora do Orfanato Lar Calixto Midlej Filho, instituição que por mais de 25 anos acolheu crianças e adolescentes abandonados e/ou em situação de risco na cidade de Itabuna;
Conselheira Fundadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna – CONSEDAMI;
Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
Vice-Presidente do Fórum de Cultura de Itabuna;
Membro do Colegiado Setorial de Cultura Afro0brasileira – CMPCI.

A ACAI tem representação, sobre a Coordenação de Mãe Vanda no:
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna/CMPCI – Representante Lula Dantas;
Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itabuna – Representante
Ricardo Dantas;
Comissão Nacional, Estadual e Territorial de Pontos de Cultura – Representante Lula
Dantas;
Fórum Municipal de Educação – Representante: Ricardo Dantas.

Fotos e Atividades Recentes

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *